Novo empreendimento maranhense atrai consumidores com preços agressivos e desafia redes já consolidadas na cidade
Polo comercial, Feira de Santana não apenas atrai consumidores de centenas de municípios baianos e de estados vizinhos. Há alguns anos, multinacionais do setor de alimentos se instalaram na cidade, com os chamados atacadões, estabelecimentos que vendem em grandes quantidades, com preço mais baixos, para outros negócios menores e para o consumidor final. Quase substituíram os supermercados.
O último a chegar em Feira foi o Mix Mateus, empresa de capital nacional, sediada no Maranhão. E chegou forte, com disposição para conquistar os consumidores oferecendo-lhes o que eles mais gostam: preços baixos, competitivos. Há quase um mês, longas filas são formadas em frente aos caixas todos os dias. Os efeitos da chegada da concorrência não foram nada discretos nas filas dos atacadões locais, que ficaram desidratadas, num período do mês que ficavam cheios.

Já se instalaram no mercado feirense grandes marcas do setor, como o Atacadão, Açaí, Mineirão, Economix, Atacadão Rodrigues, com lojas modernas, gigantes com milhares de produtos nas prateleiras e instaladas em pontos estratégicos, mais o local São Roque, que se impõe entre as multinacionais e nacionais. Nos bairros existem pequenos mercados, como o Deus é Grande, com algumas lojas.
Caixas do Açaí, Atacadão e Atakarejo, consultados informalmente pela reportagem, responderam que nunca tinham visto filas tão pequenas como as registradas no início deste mês. É o efeito Mix Mateus, com seus preços agressivos que fazem felizes os bolsos dos consumidores, que ganham uma folga ou as suas despensas recebem uma quantidade maior de produtos. Numa época de preços em alta, vende mais quem oferece preços mais atraentes para os olhos e bolsos. Foi o que fez o novato.
Um mês é cedo para fidelizar a clientela, mas o início foi promissor. Eles vão onde os menores preços estão. Claro que a concorrência vai reagir à investida do recém-chegado, com preços que mais parecem presentes de ‘boa-chegada’. O antídoto são preços iguais ou inferiores. Geralmente, estas empresas fazem promoções isoladas para atrair os consumidores. Mas psicologicamente, a primeira impressão é a mais profunda. É a que fica.
A empresa maranhense chegou marcando terreno. Certamente no próximo mês, quando as famílias saírem para fazer a feira mensal, o destino será o bairro Caseb, onde fica o novo atacadão. Se notarem diferença grande em relação à primeira compra, podem retornar aos locais antigos onde abasteciam seus armários e despensas.