Derrotado pelo Fla, Vitória assume topo do ranking dos mais goleados
O Vitória superou o Bahia e, agora, liderança o ranking nacional de time que tomou a maior goleada em partidas válidas pelo Brasileirão. Os 8 a 0 para o Flamengo, na noite desta segunda-feira, levou rubro-negro baiano a dar um chega pra lá e tomou o lugar mais alto do pódio do seu maior rival, que foi derrotado pelo Cruzeiro, em Salvador, por 7 a 0.
Parafraseando aquele jornalista torcedor do Botafogo, Sandro Moreyra, tem coisas que só acontecem com times baianos. Ou aquela frase de Otávio Mangabeira: pense num absurdo, a Bahia precedente. O Urubu cravou a maior goleada em jogos do Brasileirão de todos tempos no clube baiano. Não teve dó ou respeito pelas cores que dividem.
O Flamengo derrotar o Vitória não seria absurdo nenhum. Tem mais time, está mais motivado, estava jogando dentro na sua casa, como se diz na gíria do futebol. Mas humilhar, sim, com uma sacola de gols. Ao Leão da Barra resta juntar os cacos, retornar para Salvador e enfrentar a ira momentânea da torcida, que deverá receber os jogadores no aeroporto com uma raiva que lhes dará vontade sapecar os mastros das bandeiras nos lombos dos atletas, sacudir a poeira para tirar a murrinha da sova, e trabalhar para dar a volta por cima. Mas nada melhor do que um triunfo no próximo jogo para acalma-los. O problema será a pedreira do Atlético Mineiro.
Responder as provocações dos tricolores rivais de que o Bahia tinha sido massacrado pelo Cruzeiro era a única opção para os torcedores do Vitória, quando lhes era lembrado de que o clube não tem título nacional significante – tem o da Segunda Divisão, mas… Agora, além de perder a resposta pronta, vai ouvir outra que foi gestada anos pelos arquirrivais. Vai ser gozação para muitos anos.
Foto: montagem/divulgação