Plataforma Gasto Brasil revela que o país gasta cada vez mais rápido; economistas alertam sobre dívida, juros e inflação.
Faltando apenas três meses para acabar 2025, os gastos públicos do Brasil já passou dos 4 trilhões de reais. O dado é da plataforma Gasto Brasil, que reúne informações oficiais da União, dos estados e dos municípios. Ou seja, todo o dinheiro que saiu dos cofres públicos até agora já chegou a esse número enorme.
Para comparar, a arrecadação em impostos, medida pelo Impostômetro, chegou a 3 trilhões de reais. Isso significa que o país gastou 1 trilhão a mais do que arrecadou, um déficit que preocupa economistas. O valor é tão grande que fica difícil até de imaginar, mas é como se todo o dinheiro arrecadado até hoje fosse usado e ainda faltasse mais um trilhão para cobrir tudo.
O economista Ulisses Ruiz de Gamboa, da Associação Comercial de São Paulo, explica que o problema está no ritmo do gasto. “O Brasil está gastando mais rápido do que arrecada, e isso aumenta a dívida pública. Também dificulta a queda dos juros e mantém a inflação persistente”, diz.
Segundo ele, esse cenário vem se repetindo nos últimos anos e deve continuar até o fim do mandato do presidente Lula. “O endividamento do país deve terminar o terceiro mandato com um aumento de cerca de 10% do PIB”, calcula. Apesar de afastar o risco de uma crise como a da Grécia, ele alerta que a situação exige cuidado. Gastar acima do que se arrecada pressiona a economia e limita investimentos.
Além disso, a tentativa de equilibrar as contas tem passado pelo aumento da arrecadação, com mais impostos. Isso, segundo Gamboa, pode prejudicar o crescimento. “Temos uma carga tributária alta e, se os gastos continuam subindo, o governo acaba cobrando mais. Isso afeta empresas e empreendedores”, completa.
Velocidade dos gastos públicos batem recordes
O consultor Cláudio Queiroz, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), responsável pelo Gasto Brasil, confirma que o ritmo dos gastos é preocupante. “Em 2018, o país levou 104 dias para gastar 1 trilhão de reais. Em 2025, isso foi atingido em apenas 77 dias”, compara.
Ele ainda explica que o crescimento não para. “Já chegamos a 4 trilhões, e o ritmo continua acelerado. Estamos gastando cerca de 100 bilhões por mês, enquanto a arrecadação cresce bem menos”, afirma. Grande parte desse gasto está ligada à Previdência Social, que continua sendo o maior peso das contas públicas.
Leia também: À deriva: Brasil sem rumo
Segundo Queiroz, os próximos governos precisarão agir rápido. “Se não houver controle, a dívida vai continuar subindo e os juros vão ficar altos por mais tempo. O país precisa equilibrar gastos e arrecadação o quanto antes”, alerta.
O cenário apresentado pelo Gasto Brasil é um sinal amarelo para o Brasil. Gastar mais rápido do que arrecada pode gerar problemas no futuro e exigir cortes e ajustes fiscais. Economistas dizem que o governo que assumir em 2027 terá desafios grandes para equilibrar as contas e manter a economia estável.
Fonte: Brasil 61





1 thought on “Brasil ultrapassa 4 trilhões em gastos públicos em 2025”