PEQUENAS EMPRESAS EM ALERTA: A IMPORTÂNCIA DA LGPD NO DIA A DIA

PEQUENAS EMPRESAS EM ALERTA: A IMPORTÂNCIA DA LGPD NO DIA A DIA

Tecnologia

Lei de proteção de dados também vale para negócios de bairro e pode evitar prejuízos sérios

Você já ouviu falar na LGPD? A Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018, denominada Lei Geral de Proteção de Dados foi criada para proteger a privacidade das pessoas e garantir que informações como nome, CPF, telefone ou e-mail sejam usadas de forma segura e responsável. O detalhe é que essa lei não se aplica apenas às grandes empresas: qualquer negócio, seja uma padaria, uma clínica ou até uma loja de bairro, precisa seguir as regras.

Muitos empreendedores acreditam que leis como essas, só atingem as grandes empresas. Mas quando o assunto é proteção de dados, não importa o tamanho: todos precisam estar atentos.

Ignorar a LGPD pode trazer problemas sérios. Entre os riscos estão:

Multas e punições: a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) pode aplicar multas que chegam até 2% do faturamento da empresa, limitadas a R$ 50 milhões por infração. Para pequenos empresas, qualquer valor já pesa bastante e pode comprometer as finanças. Não vacile, varias empresas já sofreram fiscalização do órgão governamental que atua com a LGPD (ANPD).

Perda de confiança: imagine que uma padaria, clínica ou uma loja de sapatos sofra um vazamento de dados e os clientes recebam golpes de estelionatários. um vazamento de dados gera perda de confiança dos clientes e pode colocar em risco a credibilidade de um negócio, e reconquistar essa confiança é mais difícil.

Ações na justiça: clientes que se sentirem prejudicados podem pedir indenizações, gerando assim, mais gastos.

Manchas na reputação: hoje, basta uma reclamação ou uma notícia de divulgação de dados pessoais nas redes sociais para um problema ganhar grandes proporções.

Mas o que as pequenas empresas podem fazer?

Apesar dos riscos, a boa noticia é que aplicar a LGPD, não precisa ser complicada. Pequenas pedidas e mudanças no dia a dia já ajudam a estar de acordo com a lei. Algumas delas são: coletar apenas os dados necessários e não pedir dados em excesso aos clientes, explicar sempre o motivo da coleta, guardar e armazenar as informações com segurança, além de usar senhas fortes e sistema de proteção, orientar a equipe sobre o tema, a importância de tratar os dados com cuidado e ser transparente com os clientes, deixando claro como os dados são usados e dar a opção de exclusão quando o cliente quiser.

Mais do que uma obrigação legal, a LGPD deve ser vista como uma chance de fortalecer o negócio. Ao cuidar bem das informações, a empresa mostra respeito aos seus clientes e profissionalismo, conquistando mais confiança de quem consome seus produtos ou serviços. No fim das contas, proteger dados também é proteger o futuro da sua empresa.

Alex de Oliveira Coelho – Analista de Sistemas e Professor

Email: alexdeoliveira@gmail.com

Compartilhe agora:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *